O profissional formado nesse curso técnico é aquele que ajuda no planejamento de marketing, pesquisa ações, planos de marketing e também cria ações de comunicação e vendas. Ele ajuda na elaboração de estudos de mercado para a implementação das melhores estratégias de mercado.
Para atuar na área de marketing é preciso ter conhecimentos em comunicação, administração, mercado e atualidades. Habilidades em empreendedorismo, organização e vendas também são importantes.
- Analisar o perfil dos clientes da empresa e elaborar um estudo amplo sobre o mercado;
- Implementar estratégias de segmentação para definir o público-alvo;
- Avaliar vendas, preços e produtos;
- Organizar as política de comunicação da empresa;
- Ajudar na criação de políticas de atendimento e acompanhamento;
- Ajudar na criação do plano de marketing e nas ações de marketing da empresa.
Mercado de Trabalho: Os profissionais formados nessa área encontram mais vagas em empresas médias e pequenas, pois sentem a necessidade dessa visão profissional do mercado. Áreas de marketing digital e comunicação também contratam egressos desse curso.
O marketing de varejo é uma área mercadológica mais focada na relação com o consumidor e voltada para as necessidades dos clientes. O primeiro ponto a ser estudado nesse caso é como o cliente vê a sua empresa e só depois são realizadas ações para atender a necessidade do seu consumidor.
Esse tipo de marketing é aquele realizado nos sites e ambientes eletrônicos e que ajudam na venda de produtos e serviços. O profissional técnico dessa área alia o marketing tradicional com as características midiáticas da internet e suas ferramentas.
O plano de marketing de uma empresa consiste em um documento detalhado sobre as ações de marketing necessárias para uma organização. Ele pode abranger alguns anos e ser referente a uma marca, produto ou serviço.
Nessa matéria o aluno aprende a realizar atividades culturais e sociais em vários segmentos como feiras, congressos e convenções. Isso pode ser muito útil para vendas e divulgação de produtos.
Área que trabalha com o gerenciamento de informações dentro da empresa em relação a funcionários, meios de comunicação e as mídias em geral.
Nessa disciplina o aluno aprende a pesquisar novos produtos e quais devem ser produzidos ou vendidos, o período necessário para que esse produto atinja o mercado, como criar um portfólio, qual marca e logotipo usar, como desenvolver uma linha de produtos, etc. A gestão nessa área está ligada a todas as fases de um produto: da criação a decisão de não mais vendê-lo.
O marketing de serviços consiste em uma série de atividades relacionadas ao fornecimento de produtos e serviços para consumidores e clientes de forma satisfatória. Essa área se preocupa não só com a lucratividade, mas também em analisar e planejar os interesses dos clientes. É uma vertente muito importante do marketing porque mostra a visão que seus clientes tem da sua empresa.
O profissional formado na área técnica de enfermagem atua com uma equipe em hospitais e clínicas. Descubra se a enfermagem é sua área de interesse!
Essa formação técnica capacita o profissional a trabalhar com documentos e movimentações financeiras. Veja como essa área é importante na gestão empresarial.